segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Relatório da aplicação do plano de aula: As transformações da moeda brasileira e...

RELATÓRIO DA APLICAÇÃO DO PLANO
Tito de Almeida Seixas Júnior
As transformações da moeda brasileira e suas relações sócio-econômicas
Este trabalho objetiva descrever a execução do plano de aula de história, cujo tema é: “Conhecendo as transformações da moeda brasileira e suas relações sócio-econômicas” que teria como objetivos estabelecer relações entre as transformações da moeda brasileira e as principais mudanças econômicas ocorridas nos últimos 20 anos e identificar algumas semelhanças econômicas do passado com a atualidade. O plano foi aplicado em duas aulas, cada uma de quatro horas para uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, na Escola do Engenho do Meio. Sua aplicação constituiu-se da seguinte maneira:
1ª aula: Iniciei a aula com uma roda de conversa, perguntando aos alunos sobre qual é a unidade monetária utilizada atualmente no Brasil? Se o nosso “dinheiro” sempre foi o que eles responderam, se eles conhecem outra(s) moeda(s) que existiu no Brasil? Qual ou quais foram essas unidades monetárias? Em qual época?
Após essa conversa inicial, na qual procurei verificar os conhecimentos prévios dos alunos (tentando sempre contextualizar), segui apresentando a turma cópias dos diferentes tipos de cédulas de unidades monetárias adotadas pelo Brasil desde os anos 80 até os dias atuais.
Durante essa exposição oral, utilizando cópias de cédulas verdadeiras, procurei informar as transformações econômicas ocorridas durante o período em que vigorou cada tipo de unidade monetária. Situando alguns planos econômicos aplacados pelos presidentes da época na economia brasileira.
No segundo momento, pedi que os alunos formassem grupos de quatro ou cinco pessoas e distribui para cada grupo cópias das cédulas das unidades monetárias da década de 80, 90 até os dias atuais. Apresentei também cópias das novas cédulas do Real que será lançada na economia brasileira no mês de junho do ano de 2011.
Após o manuseio inicial para verificar as características das cédulas, distribui para os grupos uma cópia de textos que relatam alguns acontecimentos econômicos nos últimos vinte anos. Eram textos de notícias de jornais que falavam de situações financeiras dos cidadãos brasileiros e da economia em geral.
De posse desses textos, os alunos foram informados que teriam que relacionar as notícias às cédulas, verificando se o período em que foi feita a notícia correspondiam a do período de circulação das cédulas. Após relacionar cédula e notícia, eles deveriam anotar as informações obtidas no caderno.
2ª aula: Na segunda aula o procedimento constituiu-se de um resgate do que foi abordado na aula anterior, reativando os conhecimentos com os textos de notícias e as cédulas de unidades monetárias.
Logo após, informei à turma que iríamos ao laboratório de informática para fazer uma pesquisa complementar sobre o assunto na internet e que para isso deveríamos escolher alguns tópicos, sobre o assunto, a serem pesquisados na internet. Foi escolhido o nome da moeda, o período em que ficou em uso, o presidente correspondente ao período desse uso.
O material pesquisado foi anotado no caderno pelos alunos e com base nas anotações iniciamos, ao voltar à sala, o segundo momento da aula. Foi pedido aos alunos que formassem os mesmos grupos da aula anterior e depois pedi para que eles relacionassem as novas informações, colhidas na pesquisa da internet, com as que eles já haviam feito por escrito na aula do dia anterior.
Depois solicitei que montassem um quadro relacionando às cédulas com os principais destaques nas notícias colhidas nos textos e com as informações colhidas na internet, observando as semelhanças e diferenças dos fatos ocorridos nas diferentes épocas.
Em seguida, foi solicitado a eles que informassem uma semelhança entre algum fato das décadas passadas com algo da nossa atualidade. Por fim, após a elaboração dos quadros descritivos, foi confeccionado um painel coletivo, em papel madeira, que ficou exposto na sala de aula.
Com base nos critérios de elaboração de aula abordados por Libâneo, no livro, Didática, deduzo que ao elaborar um plano de ação, o educador terá maior possibilidade de ter seus objetivos pedagógicos contemplados sabendo que, apesar de alguns contratempos, como por exemplo, alguns que aconteceram durante as minhas aula: indisciplina, dificuldade de interpretação de texto, falta de prática durante a pesquisa na internet e indisponibilidade de computadores para todos os alunos, essas situações de cheque colocam o professor em uma situação que requer dele uma habilidade de substituir situações didáticas para que os objetivos de sua aula tenham êxitos.
A preparação inicial dos alunos para a introdução da aula facilita a articulação dos conhecimentos empíricos com os científicos. Destaco o domínio de conteúdo que o professor deve ter para atender as indagações que surgem durante o processo de ensino aprendizagem, uma vez que os alunos, dependendo do assunto, são aguçados a procurar informações para satisfazer as suas dúvidas e curiosidades.
No entanto, o professor deve ter o cuidado de não se ater demais a sanar a curiosidade da turma, pois corre o risco de sair do foco da aula ou ultrapassar o tempo pedagógico, o que acarreta em prejuízo da aprendizagem já que a falta de tempo para se fazer o que se propôs a fazer acarreta numa dinâmica pouco produtiva para tal fim, ou seja, a aprendizagem.
Libâneo ressalta a “aplicação” como forma de garantir a transformação da teoria em prática e o “controle e avaliação dos resultados” meios de averiguar se os conhecimentos foram construídos pelos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem.
Durante a execução das aulas percebi que o plano favoreceu a minha prática quanto ao ritmo e a sequência das ações, além de poder observar as reações do aluno durante todo o processo. Porém acredito que a minha falta de experiência em sala de aula tenha prejudicado em alguns momentos quanto ao domínio da turma, o que tornou necessário a intervenção da professora para que as atividades tivessem continuidade.

Modelos das novas cédulas do Real (R$).







Um comentário:

  1. Relatório bem estruturado,
    Poré poderias explicitar qual das metodologias foi utilizada (uso da internet) como utilizasse a metodologia.
    Abraços, Ricardo

    ResponderExcluir