sábado, 20 de novembro de 2010

As transformações da moeda brasileira e suas relações sócio-econômicas

Plano de aula
As transformações da moeda brasileira e suas relações sócio-econômicas
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
História
Conhecendo as transformações da moeda brasileira e suas relações sócio-econômicas.
Ensino Fundamental Inicial
Língua Portuguesa
Produção escrita.

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Estabelecer relações entre as transformações da moeda brasileira e as principais mudanças econômicas ocorridas nos últimos 20 anos.
Identificar algumas semelhanças econômicas do passado com a atualidade.
Duração das atividades
Duas aulas de 4 horas cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O educador deve levantar questões sobre:
Qual é a unidade monetária utilizada atualmente no Brasil?
Se o nosso “dinheiro” sempre foi a que eles disseram, se existiu outra ou outras? Caso a resposta seja sim, qual ou quais foram essas unidades monetárias?
Estratégias e recursos da aula
1ª aula
Primeiro momento – resgate dos conhecimentos prévios
Para iniciar a aula, pergunte aos alunos qual a moeda “dinheiro” que é usamos no Brasil. Conforme a resposta obtida, pergunte se sempre foi essa a moeda brasileira ou se existiu outra ou outras. A resposta sendo positiva, perguntar qual/quais foram essas moedas.
Após esse resgate inicial, dos conhecimentos dos alunos, o professor deve apresentar os diferentes tipos de cédulas de dinheiro que o Brasil adotou como unidade monetária.
Segundo momento – confronto com objeto de estudo
Depois o professor deve dividir a turma em quatro ou cinco grupos e distribuir para cada grupo um exemplar de cópias das cédulas utilizadas nos últimos vinte anos, no nosso país (ver modelo a seguir). Em seguida serão distribuídos textos que contem informações sobre as unidades monetárias e os eventos econômicos que ocorreram quando estas foram lançadas.
De posse das cédulas de dinheiro e dos textos os membros dos grupos deverão relacionar, conforme a leitura, as cédulas com a ocorrência econômica correspondente ao ano de seu lançamento.







2ª aula
Primeiro momento – pesquisa complementar na internet
O professor deverá combinar com a turma os tópicos a serem pesquisados na internet. Sugestão: nome da moeda; ano de lançamento; presidente da República da época; destaque econômico da época e outros que eles acharem importantes destacar para a turma.
O material pesquisado deverá ser anotado no caderno pelo aluno. Todo o material deverá ser levado para sala de aula.
Segundo momento – apresentando o conhecimento construído
De posse das informações pesquisadas, os grupos deverão relacionar as mudanças monetárias a fatos econômicos, encontrando semelhanças nesses fatos, nas diferentes épocas. Ao final eles devem construir um quadro informativo, destacando as semelhanças e diferenças dos fatos ocorridos nos períodos de uso das cédulas e destacando algum fato que se assemelhe com algo na nossa época. Esses quadros serão expostos um painel confeccionado com papel madeira e ficará exposto na sala de aula.
Recursos Complementares
Modelos de cédulas da década 80 a 2000 para cópia, papel oficio, cola, tesoura, caderno, lápis, borracha, laboratório de informática com computadores conectados a internet, impressora, papel madeira e marcadores de papel coloridos.
Avaliação
Através dos registros dos alunos, diagnosticar se construíram os conhecimentos propostos pela aula, relacionando as mudanças monetárias a fatos econômicos e encontrando semelhanças nesses fatos nas diferentes épocas.

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